quinta-feira, 16 de julho de 2009

Como Benjamin Button em Lisboa



Entrei no British Bar, em Lisboa. Olhei para o relógio na parede. Eram 17h10. Pedi uma Imperial. Uma delícia! Desceu bem, o calor estava insuportável! Fiquei observando, entre um gole o outro, a decoração. Atrás do balcão de madeira, uma estante com vários uísques. E dosadores, também. Entre escoceses e bourbons, não deixo de perceber a foto que retrata o final da Segunda Guerra Mundial.

As cadeiras de napa vermelhas são confortáveis e combinam bem com as mesas quadradas com tampo de mármore. O bar lembra um "saloon". A imperial, acabou! Calma, não estava sozinha! Peço outra. Olho para o relógio novamente. Acho que estou ficando louca (17 horas). Pensei: "Deve estar com defeito".

Resolvo continuar apreciando o bar inglês, inaugurado em 1919. Durante a Segunda Guerra Mundial o local atraia pelotões ingleses e norte-americanos, que mantinham navios fundeados no Rio Tejo. Eles aproveitavam a folga para beber todas no bar. E, claro, conspirar contra o "inimigo".

Olho para o relógio novamente. Assim não dá! Que negócio é esse? São 16h40. Eu não bebi quase nada! Sei lá, por via das dúvidas esfrego os olhos. É impressão minha ou o ponteiro está girando ao contrário? Fico desconfiada da Imperial. Peço um café expresso. Não adianta.... Os ponteiros continuam em sentido anti-horário.

Resolvo fazer a prova... São 16h45. Fico com o olhar fixo no relógio durante um minuto. É verdade, os ponteiros andam ao contrário. Barzinho bom esse, né? Você bebe, bebe, bebe.... E o tempo não passa... Ou melhor, passar, até que passa, mas, nesse caso, você vai ficando mais novo. Descubro que o relógio, presente de um dinamarquês, é a maior atração do bar, que fica no Cais do Sodré. E todo mundo que vai lá paga o mesmo "mico". Sinceramente, gostaria de ter um desse em casa... Seria, com certeza, a Rachel "Benjamin Button" Martins.

O British Bar fica na Rua Bernardino Costa, 52-54, no Cais do Sodré, e funciona de segunda a quinta, das 8 à meia-noite, e sexta e sábado, das 8 às 2 horas.

2 comentários:

  1. Rachel, não é preciso ir tão longe para pagar esse mico. Há um "relógio de bêbado" similar ao do British Bar na casa da Beth, em Guarapari. Só fica faltando a Imperial, e as "cadeiras de napa vermelhas confortáveis, que combinam bem com as mesas quadradas com tampo de mármore". Mas, tudo bem, a gente pode improvisar com uma boa gelada brasileira. Para sermos bem barristas, podemos tomar uma Saidera, autêntica cerveja capixaba (rs,rs)

    ResponderExcluir
  2. Claudinha, adorei!!!!! Quer dizer, então, que na "house" de Beth tem um "relógio de bêbado". Essa é boa! Mas acho ótimo a gente trocar a Imperial pela Saideira, no final, dá tudo na mesma.... E a gente vai ficando mais novo, pelo menos se a gente marcar o tempo por esses relógios.... hehehehehe

    ResponderExcluir