segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lisboa, de bairro em bairro

Algumas capas dos guias ConVida

Vamos dar uma voltinha, novamente, por Lisboa. Essa é a vantagem do giragiragiramundogira - a gente "gira o mundo" em apenas um clique - e o melhor, sem precisar fazer as malas! Claro, depois, se você gostar da dica, não tem jeito... A não ser, arrumar a bagagem (aff!) e embarcar na aventura.

Resolvi voltar a Lisboa, pois me lembrei de uma dica legal. É que estava andando pelo Campo de Ourique, um bairro lisboeta, que fica perto do Cemitério dos Prazeres (onde se encontra o ponto final do elétrico 28, o mais famoso da cidade), apreciando as lojas de roupas, calçados, decoração... Até que resolvi entrar em uma delas. Gosto de ver as vitrines das cidades europeias, acho de um bom gosto!

Pois bem, no balcão da loja vi uma revista com o título "Lisboa Bairro a Bairro - Campo de Ourique e Estrela", comecei a folheá-la e percebi que tratava-se de um pequeno guia dessa região, muito bem diagramado, todo em papel couché e bilingue (português/inglês). Achei superinteressante, pois trazia endereços de vários estabelecimentos comerciais dos dois bairros, além de informações sobre museus, igrejas, galerias... Entre outros locais.

O legal é que elas ficam à disposição dos moradores e turistas. E o melhor: são gratuitas. Então, basta entrar, por exemplo, num estabelecimento comercial do Campo de Ourique ou da Estrela para adquiri-la. Mas as revistas não estão restritas a esses bairros. Todas trazem um mapa da região, além de telefones úteis, como de pontos de táxi, farmácias, hospitais... Outra no mesmo esquema é "Campo de Ourique - Shopping". Ambas são publicadas semestralmente.

Capa do outro guia, que também sai semestralmente

Então, fique ligado! É uma boa maneira de conhecer melhor, e de graça, um pouco mais dos bairros lisboetas - nem todos, é claro, oferecem a revista, mas a expectativa, segundo os editores, é contemplar, num futuro próximo, todos as regiões da cidade. O legal, é que você pode levá-las para o hotel, dar uma olhada com calma, e caso se interesse por alguma coisa, voltar ao local para conferir.

O projeto da ConVida, que começou em 2003, já é um sucesso entre os lisboetas e turistas, que procuram nas publicações as melhores dicas de compras e lazer dos bairros da capital portuguesa. A tiragem é de de 70 a 80 mil exemplares por edição - e as reposições são feitas mensalmente.

Um comentário:

  1. ...eu quero um relógio desse!!!!rsrs
    Amiga, que maravilha esse relógio, dei muitas gargalhadas lendo seu texto, que como sempre é fantástico!
    Parabéns pela qualidade de seu blog.
    bjs

    ResponderExcluir