sábado, 18 de julho de 2009

Será mesmo?


La Tour Eiffel, o principal cartão-postal de Paris. Foto: Rachel Martins

Sempre que vou à Europa gosto de dar uma passada em Paris (tenho um irmão que mora lá há cerca de 20 anos). E todas às vezes que vou visitá-lo, apesar de amar a cidade, sempre reclamo dos franceses. Eles são tão mal-humorados! Mas nem todos, claro. Lá também tem muita gente "de bem com a vida".

Recentemente, uma pesquisa, encomendada por uma agência de turismo britânica (foram consultados 4,5 mil hotéis em 27 países), a Expedia, constatou que os franceses são os piores turistas do mundo - são grossos, não tem interesse em aprender outro idioma e gastam pouco.

Para chegar a essa conclusão, a pesquisa levou em consideração alguns quesitos, como simpatia, gastos, educação, moda, limpeza, organização, entre outros. O problema é que essa fama de "pouco amigável" dos franceses, segundo o Conselho de Turismo de Paris, aliada à crise financeira, tem ajudado a diminuir o número de turistas na "Cidade Luz" (a mais visitada do mundo), que caiu 17% desde janeiro, em relação ao mesmo período de 2008.

Com isso, o Conselho de Turismo de Paris resolveu fazer um pedido simples (nem tanto assim) aos parisienses: sorriam. Atualmente, inclusive, quem viajar para a cidade vai encontrar nos pontos turísticos mais importantes os "embaixadores do sorriso". Será que a campanha vai dar certo?

Segundo a pesquisa, os japoneses, pelo terceiro ano consecutivo, foram considerados os melhores hóspedes do mundo: eles são calmos, educados e estão sempre bem arrumados. São tão certinhos que, segundo um amigo meu, acredite, quando ficam muito tempo em Paris surtam, literalmente. E dão um trabalho danado à Embaixada do Japão na cidade. Os brasileiros ocuparam a 19ª posição.

Os espanhóis e os gregos também foram mal avaliados em quase todas as categorias e, por isso, também aparecem no fim da lista. Já os americanos, apesar de se vestirem mal, gastam bastante quando estão viajando e dão boas gorjetas. E (acho difícil) estão sempre dispostos a aprender o idioma do destino visitado. Agora quando o assunto é moda, os franceses ficam em terceiro lugar (o que sinceramente acho uma injustiça), atrás, apenas, dos italianos e britânicos.

A pesquisa (risos) só tem um problema: foi realizada pelos britânicos. Dá para levar a sério? O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário