sexta-feira, 3 de julho de 2009

Carne de Porco à Alentejana

Meu pai, Mestre João, artista-plástico (são dele os painéis de azulejos pintados à mão localizados no Salão Rugendas, do Hotel Glória, Rio de Janeiro, a obra é de 1960), que veio para o Brasil com 26 anos - ele foi o único da família a se aventurar por essas terras -, adorava, claro, a cozinha portuguesa. Tanto que ensinou minha mãe a fazer alguns pratos lusitanos, principalmente o bacalhau (que ele, aliás, preparava muito bem).



Um dos painéis de Mestre João (todos retratam a época colonial brasileira), pintados à mão (bem no estilo português) e fabricados no Ateliê Artístico Martins (a cerâmica do meu pai, em São Paulo, entre as décadas de 60, 70 e 80), que estão, ainda hoje, no Hotel Glória, no Rio

Então, todas as vezes que vou a Portugal, aproveito para visitar meu tio Jaime, o único irmão de meu pai, que sempre viveu em Coimbra, onde ambos nasceram. A cidade, como já contei em outro post, é uma gracinha. Já fui várias vezes lá, mas a cada viagem sempre descubro alguma coisa nova. Na primeira vez, logo percebi porque meu pai, quando veio para o Brasil, acabou se instalando em Poços de Caldas, Minas Gerais (basta conhecer as duas cidades para entender...).


Meu tio, como muitos portugueses, mora numa linda quinta, próxima à cidade. Um lugar lindo, onde por volta de setembro, as parreiras se enchem de uvas - antigamente, nessa época, a família realizava a vindima, o que se transformava sempre numa grande festa. Hoje, as parreiras se resumem ao corredor que fica na entrada da casa. Estive lá, em maio, e minha tia Laidita, como sempre, preparou um prato especial para nos receber - estava junto com minha irmã.

O jantar foi maravilhoso! A entrada foi uma sopa de caldo verde (que caiu muito bem com o friozinho). O prato principal foi Carne de Porco à Alentejana, que é muito interessante, pois a carne vem com amêijoas (uma espécie de mexilhão). Pode parecer estranha a combinação, mas é uma delícia (tanto que resolvi publicar a receita, veja abaixo). E a sobremesa foi um delicioso creme de natas. Tudo, claro, regado a um delicioso vinho tinto (dizem os enólogos que para acompanhar pratos como esse, ou como a Vitela Alentejana, o melhor são os vinhos tintos, encorpados, e com bouquet - aroma terciário resultante do envelhecimento).
Para quem quiser se arriscar na cozinha, a receita:


Ingredientes:

2dl e 1/2 de vinho branco
800 gramas de carne de porco tenra
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de massa de pimentão
Sal e pimenta
1 raminho de coentros
2 folhas de louro
1 limão
125 gramas de banha
800 gramas de amêijoas

Preparação

Corte a carne em cubos com cerca de 30 gramas cada e tempere com massa de pimentão, o alho esmagado, as folhas de louro, sal e pimenta e o vinho branco.

Envolva tudo muito bem e deixe a marinada por cerca de 4 horas.

Enquanto isso, coloque as amêijoas em água com sal durante 2 horas para perderem a areia. Depois, lave-as muito bem em água corrente.

Deite a banha numa frigideira grande e quando estiver quente, coloque a carne bem escorrida e deixe fritar, mexendo de vez em quando.

Junte, depois, o líquido da marinada e deixe ferver cerca de 2 minutos e, posteriormente, coloque as amêijoas.

Vá mexendo, e logo que as amêijoas estejam abertas, junte os coentros picados. Misture bem e sirva imediatamente decorado com gomos de limão. Acompanhe com batatas cozidas ou fritas.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Pode deixar amiga...em breve estaremos fazendo essa receita aqui em casa e te ligo para saborear conosco. Parece delicioso!
    Beijos com todo nosso carinho,
    Carla e Ewerton

    ResponderExcluir
  2. Claro, vamos fazer sim e desta vez eu levo o vinho....

    ResponderExcluir