sábado, 13 de junho de 2009

Pra lá de Marrakech (Parte VIII)



Não saia de Marrakech sem visitar uma das maiores escolas corânicas do Marrocos, a Medersa Ben Youssef (que rivaliza em esplendor com a de Fez). Ela foi construída por volta de 1570 e utilizada para esse fim até 1962. Ela fazia parte do extenso plano educacional do sultão Abou Hassan.

O traçado é tradicional, com um pátio central - com coloridos mosaicos de zellij, estuque e entalhes de cedro, além de uma grande fonte (foto), ladeada por pilares - e uma sala de orações - dividida em três naves por finas colunas de mármore, que possui um domo de cedro cercado por 24 janelas pequenas. Já o mihrab é decorado com gesso esculpido de forma rendilhada.

A medersa foi construída para abrigar 900 alunos em cerca de 150 celas espartanas. Elas são tão pequenas que dá agonia só de pensar em alguém "internado" no local. As melhores possuem uma janelinha (foto) para o pátio (essas, normalmente, eram destinadas os alunos mais promissores). A arquitetura do local é belíssima. Vale a pena conhecer.

Na volta, durante a viagem de trem de Marrakech para Casablanca, conheci o guia de turismo Anouar Lamrabette (anoulamrabette@hotmail.com), um simpático marroquino que, por acaso, foi aluno da escola corânica e contou algumas histórias interessantes sobre o local. Ele oferece roteiros tanto dentro do Marracos, como em outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário