terça-feira, 16 de junho de 2009

Pra lá de Marrakech (Parte XII)


Do trânsito caótico para a comida condimentada. Essa também merece cuidado. No Marrocos até o Mc Donald´s, acredite, é apimentado! Por isso, se você tem um, digamos, estômago sensível (como eu) é melhor não arriscar. Dizem que de 10 turistas, nove passam mal no país (eu, infelizmente, fiquei na lista dos nove). Tudo bem, estou considerando esse pequeno contratempo como um suvenir.

Tá certo, o tajine (foto, com minha irmã) é uma delícia! E fala sério, é difícil conhecer a fundo um lugar se você não faz uma viagem, também, por sua gastronomia. No caso desse prato, ele é feito numa panela especial, de barro cozido, pintado ou envernizado, que resiste a temperaturas elevadas.

A tampa, em forma de cone, é concebida de forma que todo o vapor condensado volte para o fundo da panela. Sem a tampa, a base pode ser levada à mesa e o prato, assim, servido. O problema são os temperos fortes. Eu escolhi o de frango, mas mesmo assim... Nem consegui comer tudo...

Da próxima vez que for para países exóticos como esse vou levar marmita de casa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário