domingo, 10 de maio de 2009

Voltando às origens


Entre os portugueses que partiram com destino ao Brasil para "tentar a vida" estava meu pai. Com 26 anos, ele saiu de sua cidade natal e enfrentou uma longa viagem a bordo do navio Santa Cruz. Por isso, quando venho para cá, me sinto em casa. O Mestre João, como era chamado, pois era artista plástico, nasceu em Coimbra, uma cidade simpática, que fica a cerca de 2 horas de Lisboa. Vale a pena conhecê-la. Uma boa dica de hospedagem é o hotel Ibis (www.ibishotel.com), cuja diária custa 49 euros por dia, o casal). Neste final de semana, especificamente, estava acontecendo a "Queima das Fitas", uma festa tradicional dos estudantes da Universidade de Coimbra (foto), a mais antiga de Portugal, do século XIII - um de seus alunos foi Eça de Queirós.



Como dizem aqui é muito "gira" (linda) a festa. É interessante ver os estudantes usando a toga (que custa aproximadamente 250 euros), um traje típico, que se resume a uma capa preta, mas que tem todo um jeito especial de usar, que deve ser seguido à risca. Por ser uma cidade estudantil, a quantidade de jovens é grande, o que mostra uma face pouco comum de Portugal, que tem um índice de idosos, assim como toda a Europa, muito grande (o que vem preocupando as autoridades do país). Afinal, é difícil imaginar o futuro quando a população inativa é bem maior do que a ativa.



A "Queima das Fitas" está completando 110 anos - é a festa acadêmica mais importante de Portugal e sempre acontece em maio. O evento atrai pessoas de vários lugares do país, principalmente estudantes. Não deixe de ir até a Universidade de Coimbra, na Cidade Alta. É linda! Você pode pegar um táxi na Cidade Baixa (vale a pena, pois não sai mais do que 4 euros). Depois de apreciar sua arquitetura, belíssima, vá descendo as ruelas a pé, é um passeio delicioso e cheio de surpresas agradáveis.



Uma delas é o Mercado Municipal D. Pedro V, onde há uma infinidade de peixes e queijos frescos, de todos os tipos. Depois, siga até a parte histórica e ande pelo labirinto de ruas, E, em seguida, caminhe pela beira do Rio Mondego, onde você pode sentar em um dos cafés e apreciar a paisagem no entardecer, com o Mosteiro de São Bento, de 1620, ao fundo.



Não saia da cidade, sem visitar Tentúgal, uma das vilas históricas do conselho de Montemor-o-Velho (em maio, entre os dias 27 e 28, é realizada no local a Feira da Doçaria Conventual). Mas é possível experimentar as iguarias (haja dieta!) em qualquer época. Lá, você vai se fartar com os pastéis de Tentúgal, as queijadas e barrigas de freira.

2 comentários:

  1. Oi amorrrrrrrrr,
    Estou morrendo de saudades de vc. Mas sei que está aproveitando muito. Adorei seus textos, dá vontade de ir. Amore, quando você volta? Queremos marcar um Eliana Total assim que desembarcar. O que acha?
    Estamos todas com coração apertado...

    Beijos
    Zainer

    ResponderExcluir
  2. AMiga, o Ibis tá te patrocinando??? RIsos
    Grande beijo e volta logo

    ResponderExcluir