quarta-feira, 6 de maio de 2009

Quando começa a viagem (Parte I)


Vamos combinar. Uma viagem começa bem antes do embarque. Principalmente, quando o destino é um pouco mais longe e onde você vai passar um bom tempo. Como, por exemplo, a Europa. Primeiro você começa a sonhar com o destino. Depois, descobre que é hora de comprar um guia turístico (imprescindível, principalmente se for sua primeira vez no lugar). Afinal, não custa nada saber um pouco da cultura local. Assim é possível evitar alguns micos (não todos, claro, alguns, acredite, serão inevitáveis. Faz parte...). Nada que você não vá rir posteriormente!

Chegou a hora de partir para a parte burocrática - compra das passagens e seguro viagem (também imprescindível quando o destino é o exterior). Se não tem passaporte (fazer um). Se tem, olhar a validade (acredite, muitas pessoas, só na hora do check-in descobrem que estão vencidos), comprar euros ou dólares (não leve tudo em cash, os traveles-cheques são uma boa opção - a vantagem é que se perdê-los é só cancelá-los). Além do mais, existem muitos bancos que não cobram taxa para trocá-los pela moeda local (é só pedir a lista no banco aí no Brasil).

Agora, vem a pior parte: arrumar as malas. Para viagens ao exterior, as de rodinhas são uma ótima dica (mas uma só, viu!). Principalmente se você vai fazer muitos deslocamentos. O tamanho, vai depender... É aí que começa o dilema: sabe aquele sapato que combina com aquela bolsa, que combina com aquele cinto, que fica muito bem com aquelea calça, que fica linda com uma blusa que você adora, que também fica espetacular com aquela outra calça... Pois é... Na hora de fechar a bagagem... Nem com reza brava! E pode sentar em cima (junto com sua irmã, com seu marido...). Não adianta...




Nenhum comentário:

Postar um comentário