quarta-feira, 13 de maio de 2009

Guimarães, bacalhau com vinho verde


Impossível visitar a Região do Minho e não conhecer a cidade de Guimarães, que, no último dia 12, foi oficialmente designada Capital Européia da Cultura, em 2012, em conjunto com Maribor, cidade eslovena. Um título merecido, já que seu Centro Histórico é Patrimônio da Humanidade, da Unesco. Um charme!

Vale a pena sentar num dos restaurantes locais e degustar um prato tipicamente lusitano - eu e meu amigo, Sergio Denicoli, escolhemos bacalhau com natas. Já minha irmã foi de arroz de pato.


Também pedimos um vinho verde da casa. A conta saiu por 39 euros (cerca de R$ 120,00). Os pratos são muito bem servidos. E a paisagem medieval é, simplesmente, deslumbrante! Ficamos ali horas, apesar do frio - ao Norte de Portugal as temperaturas costumam ser mais baixas, mesmo nessa época, quando o verão está próximo.


Depois, fomos conhecer as ruínas do Castelo de Guimarães (foto), cujas muralhas são reforçadas por quatro torres e "rasgadas" por quatro portas. Suba a escada (muito cuidado, pois não há lugar para se apoiar). A plaquinha que alerta para o perigo é engraçada. Siga o caminho rente às muralhas, apreciando o cenário. Destaque para a ponte de madeira. Segundo a história, aqui teria nascido o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. A pia onde se afirma ter sido batizado está na capela românica da Igreja de São Miguel da Oliveira (que surgiu posteriormente à pia). Em seguida, volte para o centro histórico e caminhe, sem compromisso, pelo labirinto de ruelas. Em cada esquina, você encontra uma surpresa.






Um comentário: