quarta-feira, 13 de maio de 2009

Parece caro, mas não é...

Realmente, é impossível ir até a Região do Minho e não tomar vinho. E mais impossível ainda é sair de lá sem trazer na bagagem alguns deles. Não entendo nada sobre o assunto. O que sei é que pelo preço de um no Brasil, comprei seis no supermercado de Braga. E de quebra, claro, trouxe um azeite extra-virgem na promoção (com 0,4% de acidez). Como vou colocar isso na bagagem, só Deus... Mas por enquanto não vale a pena pensar no assunto, até porque ainda falta viajar para alguns lugares, antes de voltar para o Brasil. E, claro, comprar mais bugigangas.


Então, como disse anteriormente, viajar por Portugal é relativamente barato - apesar da desvalorização de nossa moeda, o real, diante do euro. Só para ter uma ideia, o roteiro de Lisboa a Braga, de cinco dias, passando por Coimbra, Guimarães e Porto, saiu por cerca de 150 euros, aproximadamente R$ 450,00 (pagando hotel em Coimbra, todas as passagens de trem e ônibus, os deslocamentos internos, as refeições e as compras de vinhos, azeites e queijos, como o da Serra da Estrela (fresco, direto do Mercado Municipal D. Pedro V) - a iguaria é muito famosa no país e tem um sabor divino (custa 8 euros).


Fazendo uma comparação com o Brasil - uma viagem simples, de Vitória ao Rio de Janeiro, sairia bem mais cara e, com certeza, não haveria a possibilidade de fazer tantos deslocamentos -mesmo com veículo próprio. E, também, dificilmente seria possível comprar tantos vinhos... (O mais caro custou 3,61 euros). Por isso, sempre digo, viajar para o exterior não é um sonho, depende apenas de planejamento.

2 comentários: