sexta-feira, 8 de maio de 2009

De Carone (carona) pelo mundo



O que é arte? Difícil dizer... Às vezes uma simples ideia acaba se transformando numa manifestação artística (que definitivamente não se enquadra em algum estilo pré-existente). Mas nem por isso deixa de ser uma forma de arte. O jornalista Vitor Lopes, é um exemplo. A partir de uma simples sacola de supermercado (no caso, do Carone, uma rede do Espírito Santo) ele criou uma arte-campanha intitulada "Carone pelo Mundo".

Como ele mesmo explicou, na hora de fazer as malas, você sempre precisa de uma sacola de plástico para colocar, por exemplo, os sapatos, ou qualquer outra coisa. E normalmente é de supermercado. Então, para os capixabas, melhor que seja do Carone. Depois, certamente, já no destino, ela vai servir para embrulhar o sanduíche que será levado na mochila. entre outras coisas. E por que não para aparecer nas fotos? É exatamente esse o objetivo da arte-campanha do jornalista: que os viajantes levem o Carone pelo mundo e traduzam suas impressões do lugar, mas com um pequeno detalhe: a sacola deve aparecer de alguma maneira na foto.

Eu já estou dando minha contribuição. E o meu garoto arte-campanha-propaganda é nada menos, nada mais, do que Fernando Pessoa, sentadinho ali no café A Brasileira, no Chiado, Cidade Alta de Lisboa. Resolvi inovar - fiz um cachecol de sacolas Carone para o grande poeta que escreveu "Navegar é preciso, viver não é preciso".

Na verdade essa frase: "Navigare necesse, vivere non necesse" é de Pompeu, general romano (106-48 a.C), que dizia aos marinheiros, amedrontados, que se recusavam a viajar durante a guerra. Então, vamos navegar pelo mundo, já que viver não é preciso (nesse caso, a palavra tem o significado de exatidão). Afinal, não sabemos até quando estaremos vivos. Mas já que estamos por aqui, vamos ajudar a levar o Carone pelo Mundo". Participe da campanha!



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, adorei!!!!!
    O cachecol ficou o máximo!
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Kel, vc é D+++++++!!!!!rsrsrs
    Te amodoro!!!!!
    Luíza

    ResponderExcluir
  4. Ei amorrr... Li todos os posts. Muito legal essa idéia do blog. Aproveita bastante e registra tudo aí viu. Saudades de vc! Mil beijos!

    Fabrícia

    ResponderExcluir