sábado, 1 de agosto de 2009

Um passeio em Pedra Azul e região

Estive em Pedra Azul, no final de semana passado, a convite do VillagioItalia, um condomínio fechado, cujas obras vão começar agora - a expectativa é que o empreendimento fique pronto até 2013 - e que funcionará como um Spa & Resort. Segundo um de seus empreendedores, Lucas Izoton, a ideia é trazer "um pedaço da Itália para essa bela região capixaba".

Como diz meu amigo, Genildo, infografista do jornal A GAZETA, as curvas femininas da Pedra Azul

Domingos Martins abriga uma grande colônia de descendentes italianos. E basta fazer um passeio por lá para descobrir que as tradições dos primeiros imigrantes que chegaram à região não foram esquecidas. O local é um dos mais aprazíveis do Espírito Santo e oferece uma excelente infraestrutura aos visitantes.

Em meio à bela paisagem, uma rocha, que leva o mesmo nome do distrito, é a principal atração local - destaque para a sua tonalidade azul, que se dá em decorrência do contato da luz do sol com os líquens. Além disso, a pedra carrega um lagarto (a imaginação do homem vai longe...).

Novamente a Pedra Azul

Fiquei hospedada na Pousada Peterle, uma das mais antigas do local, cujos chalés foram fabricados com eucaliptos. Simpática, oferece um delicioso café da manhã, com produtos típicos da roça. E como a maioria dos meios de hospedagem na região, fica aos pés da Pedra Azul.

Os chalés de eucalipto da Peterle

Mais um chalé

A vista de manhã da janela de um dos chalés

Mas existem muitas opções de pousadas. Uma das mais novas, como já falei num outro post, é a Rabo de Lagarto, que fica no final da Rota do Lagarto, que começa na Peterle e vai até São Paulinho de Aracê, uma estrada asfaltada de 8 quilômetros, de onde se pode apreciar a rocha de vários ângulos - uma hora ela é simplesmente a Pedra Azul, em outra, vira a Pedra do Lagarto ou a Pedra do Elefante.


A Pedra Azul, foto tirada da Rota do Lagarto. Olhe para a sombra na rocha. O que você vê? Não parece um casal dançando apaixonadamente? São palavras de Genildo, que nasceu nessa terra

Dá para fazer o circuito de carro ou a pé. No segundo caso, é melhor, pois dá para ir parando e fazendo "cliques" bem interessantes com a máquina fotográfica. No caminho, agricultores vendem caixinhas de morangos, vermelhinhos, vermelhinhos, que dão água na boca - cinco por R$ 10 (um achado!). E, também mexericas.

No trajeto, outra pousada, a Pedra Azul, projetada por Zanine, se destaca na paisagem. O local abriga um lago e uma cachoeira, com 60 metros. Além de um ótimo restaurante, que está concorrendo, pelo segundo ano consecutivo, ao Prêmio Prazer & Cia, do jornal A GAZETA.

Também vale a pena visitar a sede da Fjordland - Cavalgada Ecológica Pedra Azul , onde é possível agendar um delicioso passeio em cavalos noruegueses, da raça Fjord. Qualquer pessoa pode realizar a trilha, os animais são mansos. Mas é preciso agendar antes - vagas, agora, só para setembro.

Cavalos noruegueses, da raça Fjord. Belíssimos!

A trilha leva até o mirante do Lagarto, que fica a 1.200 metros de altitude. A paisagem é belíssima e muda conforme a estação. Agora, no inverno, o cenário inclui o capim meloso (Melinis minutiflora), cujas flores se abrem nessa estação, e as brumas, que aparecem no início da manhã e no entardecer, que conferem um ar europeu ao percurso.

Destaque, também, para as andorinhas que migram nesta época das regiões geladas do sul do continente e se abrigam nas fendas do Lagarto. Já em maio, o que mais se vê são os margaridões amarelos (Tithonia diversifolia), que só florescem nesse período.

O local oferece uma charmosa cafeteria, com um deque de 200 metros quadrados, com vista privilegiada, claro, para a Pedra Azul, onde se pode degustar o famoso café Heimen, 100% arábica, reconhecido internacionalmente. Outra dica, são os criativos drinques à base de café e os lanches rápidos - a grande vedete é o hambúrguer de carneiro.

A Pedra Azul vista do deque da Fjordland

Outras dica na Rota do Lagarto é o Tre-Fiori, que serve um delicioso café colonial, com 60 itens, entre salgados e doces.

Não deixe de visitar, também, a propriedade da família Carnielle, a pioneira do agroturismo na região, onde é possível comprar queijos frescos e conservas - a de tomate seco é, simplesmente, maravilhosa. E o sítio da simpática Tia Cacilda, que vende o famoso socol, uma delícia!

Tia Cacilda

As mãos hábeis de Tia Cacilda cortando o socol. Uma delícia!

Para quem gosta de artesanato, a dica é a lojinha das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo, em venda Nova do Imigrante, município vizinho, onde 120 mulheres da comunidade doam parte de seu tempo para produzir artesanatos para serem vendidos e cuja renda é revertida para a casa de saúde. No local, é possível encontrar belíssimas colchas, panos de prato, toalhas de mesa, rosto e banho, entre outras peças bordadas à mão, a partir de diversas técnicas. É uma ótima dica para quem gosta de dar um ar rural a sua casa.

Onde ficar


Onde ir

Restaurante Valsugana - Cozinha Italiana - Rod. BR 262, Km 89, Pedra Azul. Tel: (27) 3248-1126

Restaurante Espaço Vellozia - Rod. BR 262, Km 89, Pedra Azul. Tel: (27) 3248-0097


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Rachel, eu amei seu artigo sobre Domingos Martins, obrigada pelas dicas, sugestões e tanta informação boa!

    ResponderExcluir