segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Indústria e arte

Está pensando em ir para Sampa? Então, aproveite para ver a mostra "Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault ", de 11 de setembro a 15 de dezembro, no MAC USP Ibirapuera. A exposição, dentro das comemorações do Ano da França no Brasil, oferece 96 obras – pinturas, desenhos, esculturas e recortes – produzidas e adquiridas entre 1967 e 1985 por meio de um sistema pioneiro de mecenato criado pela empresa. A curadoria é da historiadora Ann Hindry, à frente do acervo Renault desde 1996.

Artistas que marcaram a trajetória da arte no período, como Erró, Jean Dubuffet, Victor Vasarely, Joan Miró, Niki de Saint Phalle, Jean Tinguely, entre outros, utilizaram o parque fabril da Renault como um grande laboratório/ateliê, onde exploraram novos materiais e utilizaram a linha de montagem como fonte de inspiração e de colaboração, fazendo assim surgir novas formas de expressão.

Erró, obra "Madonna"

Erró, obra "Remplacement du Lanceur"

Victor Vasarely, obra "Pokol"

A mostra está distribuída em quatro eixos, que visam destacar os principais estágios desse peculiar momento marcado pela parceria entre indústria e arte. São eles: "O Universo Industrial ", "A Atmosfera Dubuffet", "Pintura Abstrata" e "Pintura Cinética".

Como ressalta Ann Hindry, trata-se de um “encontro histórico” entre o mundo industrial e grandes nomes da arte contemporânea. “Eles apresentaram um espelho, crítico ou sarcástico, mas, ao final de contas, amplificador”, diz.

Serviço
"Uma Aventura Moderna - Coleção de Arte Renault"
Quando: De 11 de setembro a 15 de dezembro de 2009
Onde: MAC USP Ibirapuera
Horário: De terça a domingo, das 10 às 19 horas
Tel.: (11) 5573-9932
Entrada: Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário