

Blog da jornalista Rachel Martins. Aqui você encontra de tudo um pouco, de assuntos amenos a polêmicos. O que você vai ler? A escolha é sua.
"Atenção ao Chamado" (por Valdemir Cunha)
Peão pantaneiro em Miranda, Mato Grosso do Sul
Quem ouve o homem do Pantanal quando ele sopra seu berrante? Os bois e todos os seus infinitos habitantes da planície: garças, tuiuiús, araras, cervos, tamanduás, onças, jaguatiricas, ariranhas. Mas só os bovinos obedecem. Felizmente
Hoje, turismo, só se for sustentável. É esse, justamente, o tema do "Architectour 2009: Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo", que será realizado de 8 a 10 de setembro, no auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O objetivo do evento é criar estratégias de valorização da cultura e preservação do meio ambiente, incentivar o debate acerca do modelo atual de turismo e promover políticas que privilegiem o turismo sustentável.
(TEXTO PUBLICADO NO VIAGEM.AG, SUPLEMENTO QUE EDITO NO JORNAL A GAZETA)
Só em Londres... (Foto: Divulgação)
Assim é Londres. Uma "miscelânea" de gente, que divide o mesmo espaço num trânsito caótico e com um detalhe: as mãos de direção das vias públicas são invertidas e o volante dos veículos fica do lado direito. Uma loucura!
Típico táxi londrino (Foto: Divulgação)
Mas a metrópole é um destino imperdível e deve fazer parte de qualquer roteiro pela Europa - não esqueça de levar um guia turístico, a maneira mais prática de saber o que é prioridade na cidade - tudo depende do tempo que você vai passar lá. Mas uma coisa é certa. Só em Londres você consegue ir num autêntico pub e ziguezaguear pela Victoria Street, como fazia James Bond em um de seus Aston Martin. Ou, ainda, seguir os passos de Sherlock Holmes, com seu cachimbo, pela Baker Street. E ter a sorte, quem sabe, de encontrar Harry Potter pegando o trem na King Cross Station.
James Bonde e seu Aston Martin Sherlock Holmes e seu inseparável cachimbo
O Natural History Museum oferece uma magnífica coleção de dinossauros
A casa onde Freud morou em Londres quando fugiu da Viena ocupada pelos nazistas
(TEXTO PUBLICADO NO VIAGEM.AG, SUPLEMENTO QUE EDITO NO JORNAL A GAZETA)
A última vez - mas não a derradeira, se Deus quiser - que fui a Paris, em maio deste ano, além do guia turístico sobre a cidade, muito importante em qualquer viagem, pois ajuda a planejar melhor o roteiro, levei na bagagem o livro "Paris é uma Festa" ("A Moveable Feast"), de Ernest Hemingway, que comecei a ler no avião.
Na verdade, reler, pois a primeira vez que tive contato com a obra foi na faculdade. Ele conta a história de Hemingway, que morou em Paris, de 1921 a 1926, quando ainda era um jovem jornalista free lancer tentando se transformar num escritor. Acho, sinceramente, que ele, (ou o personagem?), escolheu o lugar certo, pois a cidade é pura inspiração.
Durante boa parte do voo, me deliciei com as fofocas sobre as personalidades que faziam parte do seu círculo de amizades, como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, James Joyce, Ezra Pound...
E por dentro.... Pode escolher...
Conta-se que ela costumava emprestar livros a escritores que estavam começando a carreira e, consequentemente, sempre duros, como Hemingway, sem cobrar e sem se importar se um dia lembrariam de devolvê-los.
La Tour Eiffel - o entardecer...
.... visto do jardim em frente...
...Na primavera, em maio...
...Ainda não escureceu totalmente...
...E as luzes já começam a despontar...
... E finalmente, à noite cai...
Em Paris, a vida funciona assim mesmo, comendo uma baguete com jambon em frente ao Museu do Louvre, um crepe de Nutella nas ruas de Sant Michel, bebendo uma cerveja no Jardin de Tuileries... Ninguém liga... lembre-se: é o "art de vivre"...
A fachada da Crêperie de Josselin
O crepe doce..... É de dar água na boca
Creperiê de Josselin
Onde fica: 67, Rue du Montparnasse
Tel: 01 43 20 93 50
Basta ser criativo para ganhar uma viagem.... Opções de concursos não faltam. Veja uma delas....
Imagine uma estação de trem na Antuérpia, Bélgica, numa manhã de segunda-feira. De repente, sem que ninguém esteja esperando, a voz de Julie Andrews começa a soar nos alto falantes, cantando Dó-Ré-Mi. Repare nos olhares perplexos das pessoas, naquele momento mágico. Foram 200 dançarinos e quatro semanas de ensaio, mas o resultado ficou surpreendente!
Como diz meu amigo, Genildo, infografista do jornal A GAZETA, as curvas femininas da Pedra Azul
Domingos Martins abriga uma grande colônia de descendentes italianos. E basta fazer um passeio por lá para descobrir que as tradições dos primeiros imigrantes que chegaram à região não foram esquecidas. O local é um dos mais aprazíveis do Espírito Santo e oferece uma excelente infraestrutura aos visitantes.
Fiquei hospedada na Pousada Peterle, uma das mais antigas do local, cujos chalés foram fabricados com eucaliptos. Simpática, oferece um delicioso café da manhã, com produtos típicos da roça. E como a maioria dos meios de hospedagem na região, fica aos pés da Pedra Azul.
A Pedra Azul, foto tirada da Rota do Lagarto. Olhe para a sombra na rocha. O que você vê? Não parece um casal dançando apaixonadamente? São palavras de Genildo, que nasceu nessa terra
A Pedra Azul vista do deque da Fjordland
Outras dica na Rota do Lagarto é o Tre-Fiori, que serve um delicioso café colonial, com 60 itens, entre salgados e doces.
Restaurante Valsugana - Cozinha Italiana - Rod. BR 262, Km 89, Pedra Azul. Tel: (27) 3248-1126
Restaurante Espaço Vellozia - Rod. BR 262, Km 89, Pedra Azul. Tel: (27) 3248-0097
O minijardim suspenso da Babilônia dentro do bangalô
Para completar a harmonia do ambiente, um kit de amenities da Natura, com xampu, condicionador, sabonete e hidratante. Além de roupões supermacios. Já o chuveiro fica numa área externa-conjugada, mas com total privacidade. A cama king size, com mosquiteiro, é um eterno convite para o descanso. Na varanda, espreguiçadeiras para quem quiser contratar uma massagista ou, simplesmente, apreciar a natureza.
Mesa do café da manhã, quem quiser pode esquentar o pão e derreter o queijo no fogão a lenha
Essa rota atrai muitos surfistas, já que leva a praias com ondas fortes. A primeira parte do trajeto é feita de van, até o começo da trilha, que fica no km 12, da rodovia BA 001 - o resto do percurso é realizado a pé, são cerca de 20 minutos de caminhada.
Não é uma caminhada pesada, mas alguns trechos mais íngremes merecem atenção. O trajeto inclui as praias de Engenhoca, Hawaí e Hawaizinho, e Itacarezinho (onde fica o resort). No meio do caminho, o guia serve um lanche, com direito a frutas e cereais.
Antes de descer para a Praia de Itacarezinho, a vista de cima do morro é deslumbrante. Só fiquei pensando como seria aquilo na época do Descobrimento do Brasil. E ainda tem o spa...